sexta-feira, 6 de março de 2015


Não é todo dia que vemos uma notícia dessas. Mas você sabia que existe um lugar no Brasil que um refrigerante nacional é mais vendido que Coca Cola?

Há quase 100 anos atrás, em São Luis do Maranhão, o ateu e farmacêutico Jesus Norberto Gomes,  numa tentativa frustrada de criar um xarope com fins terapêuticos, fez algo muito improvável.

Sim, ali nascia um refrigerante que depois de agradar o paladar de seus netos, tornou-se uma bebida muito popular na capital, bem como em todo Estado do Maranhão.

O guaraná tem uma mistura de 17 ingredientes, dentre eles cravo, canela, extrato de guaraná, cafeína, teofilina, teobromina entre outros...

O mais interessante aconteceu em 2001, quando a Coca Cola Company comprou os direitos da marca Guaraná Jesus. A marca foi premiada em 2010 devido a uma grande campanha de marketing realizada em 2008, com o Premio Internacional de Excelência e Design.

Uma pena que o farmacêutico, que morreu em 1963, não pode contemplar esse desfecho maravilhoso de seu xarope!!! 



37 comentários:

  1. Maranhão, terra de muitas adiversidades... aqui tem muitas coisas, sabores e lugares maravilhosos. Um exemplo, é o Guaraná Jesus. Delícia! Saboroso! O guaraná da minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria , DIVERSIDADES?
      Significado de ADIVERSIDADES . O que é adversidades: S.F. Característica do que é problemático, desvantajoso, que não há sorte, adverso.
      Maria, errar é humano.
      Corrija seu texto, se possível, para que ele

      Excluir
    2. Só sei que é top o melhor do brasil

      Excluir
  2. Ate que fim falaram bem do maranhão

    ResponderExcluir
  3. ...e vem aí a Coca sek ! O refrigerante mais vendido da colombia !

    ResponderExcluir
  4. Fez parte da minha infância, mas no inicio era conhecido como Guarana Jeneve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuca na história desse País o guaraná jesus era conhecido como Jeneve

      Excluir
    2. Não amigo Jeneve era outra marca de sabor tutti frut ...eu gostava muito tbm ... Só tinha a mesma cor Rosa, mas o sabor bem diferente. Jesus sempre foi Jesus.

      Excluir
    3. AMIGO THEMISTOCLES o nome do nosso delicioso guaraná sempre foi "jesus" acontece que a antarctica comprou os direitos da marca e mudou para Jeneve mas o sabor nunca foi igual talves porque não revelaram o pulo do gato ai então voltou a ser Jesus.

      Excluir
  5. Themistocles, vc está equivocado. O guaraná Jeneve era da concorrente do Jesus e nao durou nem duas décadas. Uma imitaçao do guaraná Jesus

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Mesmo preço dos outros refrigerantes como coca-cola e guaraná antártica

      Excluir
  7. Notificaja, adorei o post, mas a cidade é São Luís com S!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Erika Ferreira, obrigado! Acabamos de corrigir o erro ortográfico! :)

      Excluir
  8. Conheci o guaraná Jesus em 1998, durante quase dois meses em que permaneci em São Luis e, pelo que me lembro - e normalmente tenho boa memória para novas informações - já era da Coca Cola, pois foram meus comentários com os amigos quando voltei da viagem. Na verdade, odiei o tal guaraná, o sabor não me conquistou, mas o respeito. Na praia, era só o que tinha, vendia muito mesmo e certamente deve se vender ainda mais agora. Dizia-se, na época, que a compra pela Coca Cola foi motivada pelo sucesso estrondoso do guaraná Jesus, que afetava as vendas da Coca no estado, e assim, uma forma de mantê-lo restrito ao Maranhão. Faz sentido, pois desde que o conheci, nunca o vi em nenhum outro estado do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc procurar na feira de São Cristovão, vai achar tranquilamente.

      Excluir
  9. Muito bom! Tem quem não goste por ser muito doce kkk mas ele domina o Maranhão.

    ResponderExcluir
  10. Caro Rogério Araújo, dessa vez a sua "memória" te desamparou naquela nova informação. Que diga-se de passagem: tão nova que até mesmo chegou "antecipada" em seus registros memoriais. Agora, acione a sua quase infalível capacidade de registrar coisas novas: a "The Coca-cola Company" comprou os direitos de produção do tão justamente apreciado e respeitado Guaraná Jesus em 2001, veja:http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guaran%C3%A1_Jesus. E não de quando da sua estada em nossa Ilha, o que deve, sem dúvidas, ter te garantido boas recordações. E mais uma boa e nova informação corretiva para suas recordações: A poderosa Companhia ficou CONDICIONADA na negociação - não poderia distribuir a bebida gaseificada de guaraná e canela em outro local diferente de São Luís, pois essa sempre foi a vontade de seu criador, o falecido sr. Jesus (o farmacêutico). Sendo assim, por ser de extremo interesse da concorrente "acabrunhada", aceitou a imposição da família do farmacêutico. E é por esse simples motivo que a Coca-Cola Company não pode ter mais esse sucesso de suas produções pro resto do mundo. E quanto ao sabor ímpar, fica a máxima: gosto é gosto! Amam a "coca" e ela nada oferece de sabor, é escura e ainda por cima, é sabido que é o mais devastador (entre todos os outtos) para a saúde. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gessé parabens, que aula principalmente para pessoas desinformadas.

      Excluir
  11. Caro Rogério Araújo, dessa vez a sua "memória" te desamparou naquela nova informação. Que diga-se de passagem: tão nova que até mesmo chegou "antecipada" em seus registros memoriais. Agora, acione a sua quase infalível capacidade de registrar coisas novas: a "The Coca-cola Company" comprou os direitos de produção do tão justamente apreciado e respeitado Guaraná Jesus em 2001, veja:http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guaran%C3%A1_Jesus. E não de quando da sua estada em nossa Ilha, o que deve, sem dúvidas, ter te garantido boas recordações. E mais uma boa e nova informação corretiva para suas recordações: A poderosa Companhia ficou CONDICIONADA na negociação - não poderia distribuir a bebida gaseificada de guaraná e canela em outro local diferente de São Luís, pois essa sempre foi a vontade de seu criador, o falecido sr. Jesus (o farmacêutico). Sendo assim, por ser de extremo interesse da concorrente "acabrunhada", aceitou a imposição da família do farmacêutico. E é por esse simples motivo que a Coca-Cola Company não pode ter mais esse sucesso de suas produções pro resto do mundo. E quanto ao sabor ímpar, fica a máxima: gosto é gosto! Amam a "coca" e ela nada oferece de sabor, é escura e ainda por cima, é sabido que é o mais devastador (entre todos os outtos) para a saúde. :)

    ResponderExcluir
  12. Ironia mesmo era o Jesus ser ateu.

    ResponderExcluir
  13. Quanto vende um e quanto vende o outro? qual a fonte de que um vende mais que o outro?

    ResponderExcluir
  14. Sou gaúcho e a muito ouço falar desse refrigerante pela imagem deve ser delicioso, quem sabe um dia chegue aqui e paro de tomar chimarrão e entro pro time de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber por que o guarana jesus vende mais que a coca cola

    ResponderExcluir
  18. moro a 130 Km de São Luis-Ma e garanto que muitas vezes quando procuramos no comércio pelo guaraná jesus não encontramos, mas sempre tem coca-cola. Talvez isso justifique dizer que vende mais. Acho até que a Coca-Cola Company deixa de produzir o guaraná jesus na mesma quantidade da coca, pra nossa região. Pensamento meu.

    ResponderExcluir
  19. Mas ninguém diz que o guaraná Jesus É da Coca Cola..

    ResponderExcluir

On line